Como coordenar a respiração durante o exercício?

O que é a fase excêntrica e a fase concêntrica do exercício?

A pergunta de hoje é do menino Gabriel, que pergunta como é que faz para coordenar a respiração na fase excêntrica e na fase concêntrica do exercíci

o. Para você que está menos familiarizado com esse vocabulário do treinamento, vamos explicar. A fase concêntrica do exercício é quando você contrai o músculo no sentido da diminuição do comprimento da fibra. Já a fase excêntrica é quando você contrai o músculo no sentido contrário ao encurtamento da fibra.

Existe uma regra para coordenar a respiração?

No supino, por exemplo, na fase concêntrica você faz a contração e na fase excêntrica você relaxa. Existe uma regra para coordenar a respiração dessa forma? Na verdade, durante um tempo, a literatura tentou estabelecer algumas regras através de pesquisas, mas chegou à conclusão de que não faz diferença. O que é importante, Gabriel, é o seu conforto.

Por que o conforto é importante?

Se você não estiver confortável, você vai perder consistência na contração muscular. Isso quer dizer que a sua contração não será efetiva, podendo falhar quando estiver empurrando ou ao descer o peso no peito, por exemplo. Portanto, a qualidade da contração muscular é o que importa.

Como combinar a respiração com o movimento?

Normalmente, de forma intuitiva, nós combinamos a inspiração nas fases concêntricas do movimento. Isso ocorre porque, durante a fase concêntrica do exercício, é comum realizar uma manobra conhecida como manobra de Valsalva. Essa manobra consiste em segurar o ar dentro de você e pressionar a barriga, assim como quando fazemos força para defecar. Essa técnica torna o exercício mais fácil. No entanto, não existe um certo ou errado em relação a isso, Gabriel.

O que é importante na ativação do músculo?

O importante é que a contração muscular seja de boa qualidade. Você precisa conseguir controlar o movimento durante a fase concêntrica, frear o movimento durante a fase excêntrica e reiniciar o movimento concêntrico do zero. Esses são os pontos que fazem diferença na ativação do músculo. Quando você faz um exercício de qualquer forma, sem se preocupar com esses aspectos, você está treinando de forma ineficiente. No caso do bíceps, por exemplo, menos controle resulta em menos hipertrofia.

Lembre-se de respirar durante o exercício

Lembre-se de que o exercício é anaeróbico, ou seja, você prende a respiração durante a execução e só solta quando termina. Portanto, não caia na tolice de acreditar que prender a respiração faz bem. Combinado, Gabriel? Abraço!

A gente vai na próxima. Até!

 

Deixe um comentário